É possível melhorar a qualidade do ar com plantas purificadoras?!
Escrito em 16 de Julho de 2020
Há quem diga que o ar dentro de casa é mais poluído do que o ar da rua. Poderão as plantas fazer a diferença no que toca a purificar um espaço??
Os elementos nocivos do ar são vastissímos, torna-se então essencial arranjar estratégias para purificar o ar em casa.
A boa notícia é que é possível melhorar a qualidade do ar dentro de casa com plantas purificadoras.
Com escolhas simples podemos fazer uma grande diferença nos nossos espaços, sem ter de transformar a nossa casa numa autêntica floresta. Há várias opções, e ainda se tornam melhores escolhas quando para além de purificarem o ar, são plantas que ficam fantásticas na decoração da casa. Aproveite um canto mais vazio e sem graça, um móvel mais despido ou mesmo uma bancada na cozinha, e espalhe aquele toque de verde pela sua casa.
Aqui ficam algumas das nossas plantas purificadoras do ar:
Espada de S. Jorge
É uma planta que resiste tanto a temperaturas quentes, como ao inverno rigoroso, tornando-se uma óptima aliada para sua casa. Requer pouca manutenção e faz um trabalho incrível a purificar o ar.
Lírio-da-Paz
É das poucas plantas purificadoras que dá flor, o que se torna também uma óptima opção na decoração de sua casa, sendo uma planta discreta, elegante e que se enquadrará facilmente em qualquer divisão. Não tolera temperaturas demasiado baixas, por isso no Inverno deixe-a perto de uma janela para apanhar sol e com a terra sempre húmida.
Ficus
Esteticamente há para todos os gostos: maiores ou mais pequenos. A purificar o ar, principalmente em zonas com pó é uma planta incrivelmente eficiente, tornando-se assim um óptimo aliado em zonas como a sala ou o escritório. Não deve apanhar sol directamente e tem um crescimento muito lento. É uma óptima escolha para aquele canto mais vazio da sala, que estava a precisar de um detalhe vivo que só as plantas conseguem trazer.
Cactos
Numa época em que as casas estão cheias de aparelhos electrónicos, os cactos são os aliados para proteger o ar das ondas electromagnéticas. O único elemento que o cacto precisa é de luz, de resto é deixá-lo estar a cumprir o seu papel de purificador e de elemento trendy na decoração. Sendo tendencialmente uma planta mais pequena, seja criativo e arrisque num mix de cactos na sala, ou usando apenas um como detalhe numa casa de banho.
Árvore-da-borracha (Ficus elastica)
Esta planta é a ideal para espaços pequenos e abafados. Sobrevive com pouca luz natural e é ótima para retirar elementos poluidores do ar do espaço onde estiver colocada. Se estiver exposta a pouca luz solar o único problema será um ligeiro atraso no crescimento da planta. É muito resistente e, como tem um alto índice de transpiração, ajuda a manter a humidade do ar. Em poucos anos, ela pode crescer muito rápido. É eficiente na eliminação do benzeno, xileno, formaldeído e tricloroetileno.
Existe uma panóplia de sugestões, por isso não há razão para a sua casa não estar bem purificada.
Margarida Florista e Decoração